SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número86Contribuições da filosofia humanista na gestão de projetos de Tecnologia da InformaçãoPedro de Alcântara Marcondes Machado, Haim Grünspun, César Ades e a defesa da Vida: discurso de posse na Academia Paulista de Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

ANTUNHA, Elsa Lima Gonçalves. Doris Lieth Nunes Peçanha: enlaçando saberes e contatos na construção psicológica da "teia da vida"  . Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.86, pp. 40-48. ISSN 1415-711X.

Na Sessão Solene da Academia Paulista, ocorrida em 18 de setembro de 2013, a Autora apresenta este trabalho sobre a vida e obra da Profa. Dra. Doris Lieth Nunes Peçanha, saudando-a por ocasião de sua posse na Cadeira nº 19. Expõe sua formação em Psicologia, Letras, Administração, Psicossomática e Psicodinâmica do trabalho, exercício profissional e pos-doutorados, bem como sua contribuição para a saúde de crianças, famílias e organizações, com destaque para a sua colaboração na internacionalização da psicologia. Salienta os múltiplos lugares de atuação da psicóloga, destacando, em todos, sua compreensão clínica-sistêmica. Apresenta sua produção e contribuição à construção da ciência psicológica, à divulgação do conhecimento e inovações. Destaca trechos de um dos livros da pesquisadora, colocando em evidência a saúde, a qualidade de vida e o cuidado. Conclui que sua obra e sua vida, como um todo, liga-se ao "cuidar": do ambiente e do ser humano, enlaçando saberes e contatos que constroem a "teia da vida".

Palavras-chave : pensamento clínico-sistêmico; psicodinâmica do trabalho; cuidado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License