SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número86Doris Lieth Nunes Peçanha: enlaçando saberes e contatos na construção psicológica da "teia da vida"Epistemologia da terapia cognitivo-comportamental: casamento, amizade ou separação entre as teorias? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

PECANHA, Dóris Lieth. Pedro de Alcântara Marcondes Machado, Haim Grünspun, César Ades e a defesa da Vida: discurso de posse na Academia Paulista de Psicologia. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.86, pp. 49-62. ISSN 1415-711X.

Este artigo apresenta o discurso de posse da Profa. Dra. Doris Lieth Nunes Peçanha na Academia Paulista de Psicologia, ocupando a cadeira no. 19, deixada por seu antecessor, Prof. Dr. Cesar Ades. No texto a autora expõe sua saudação, agradecimentos e homenageia o Patrono da Cadeira, Pedro de Alcântara Marcondes Machado, e os acadêmicos Haim Grünspun e César Ades, destacando a defesa da vida constante nas suas obras, valor com o qual se identifica. Refletindo sobre a Psicologia, refere que esta se projeta ao se acolher e reverenciar, no agora, as lições do passado, generosamente deixadas pelos antecessores. A Acadêmica discorre sobre seu posicionamento face à ciência psicológica e à Academia Paulista de Psicologia. Diz acreditar no futuro interdisciplinar da psicologia, transcendendo dicotomias estreitas que dividem e separam sujeitos, saberes e poderes. Defende uma psicologia crítica que, independentemente da área de atuação ou de produção de conhecimento, seja "libertadora". Finalmente, após tratar da questão de paradigmas, em ciência, ressalta a importância de um genuíno "pensar" que implica em uma revolução nas estruturas do pensamento.

Palavras-chave : Academia; César Ades; pensamento complexo; estética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License