SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue86Epistemology of cognitive-behavioral therapy: marriage, friendship or separation between the theories?Family: their expectations and participation in the education of their children with blindness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

VIANNA, José Henrique Lobato. Cuidar, rezar, falar: o soropositivo, memórias e religiosidades. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.86, pp. 80-98. ISSN 1415-711X.

Este trabalho discorre sobre a memória de pessoas marcadas pela crença religiosa e que convivem com HIV/AIDS. Parte do pressuposto de que práticas, saberes e vivências de cunho religioso atravessam as subjetividades, criando e fortalecendo comportamentos, colocando-nos em contato com experiências que demarcam esse território das relações sociais da contemporaneidade: a AIDS. Sob vários prismas, o caleidoscópio de possibilidades relacionais e discursivas, expressas nessas personagens, mostra o quão diverso é o existir e o viver com AIDS e as formas de representar esse viver. O texto pretende colocar face a face as várias significações acerca da memória e o que ela guarda em si mesma a respeito da AIDS, bem como das expressões da ordem do sagrado se apresentam no campo discursivo. Compreende-se que a AIDS, bem como as experiências de cunho religioso constroem uma teia relacional constituída por visões e expectativas distintas em vivências de um cotidiano comum. A AIDS constrói, desconstrói e reconstrói conceitos acerca dos afetos, da sexualidade, da noção vida/ morte, tanto no âmbito social quanto no religioso. O discurso de ordem religiosa tem seu peso no imaginário do portador de HIV/AIDS, como em qualquer outra pessoa, podendo ser ou não inibidor de ações e afetos. A pesquisa utiliza-se de fontes primárias e secundárias, enfatizando a necessidade de considerar outras práticas e saberes à racionalidade biomédica, introduzindo outros elementos de subjetividade ao processo e vivência do portador do HIV/AIDS que produz representações sociais complexas acerca da experiência que o mesmo experimenta em relação ao seu cotidiano.

Keywords : subjetividades; HIV/AIDS; religiosidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License