SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue86Caring, pray, talk: the HIV positive memories and religiousnessPregnancy and family dynamics from the perspective of teenagers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

SANTOS, Edilena de Jesus Sousa  and  SILVA, Silvana Maria Moura da. Família: suas expectativas e participação na formação escolar de seus filhos com cegueira. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.86, pp. 99-117. ISSN 1415-711X.

A família desempenha papel fundamental no processo de desenvolvimento e na aprendizagem, como mediadora das relações da criança com o mundo e no processo de construção do conhecimento, tornando-se, dessa maneira, o primeiro núcleo de integração escolar e social das pessoas. Desse modo, ressalta-se a importância da família na educação de pessoas com deficiência visual, apesar de algumas vezes, ela ser vista pelos profissionais como superprotetora de seus filhos com deficiência e percebida como elemento perturbador na escola. Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com pais de alunos com cegueira e teve por objetivo analisar quais eram as expectativas e a participação destes no processo de escolarização de seus filhos com cegueira. Os resultados mostraram que existe uma relação positiva entre as expectativas dos pais e sua forma de acompanhamento da vida educacional de seus filhos. Os pais, mesmos aqueles que não possuem um nível instrucional maior, realizam um enorme esforço para contribuir no processo de escolarização e esperam que seus filhos tracem um percurso diferente do seu. Eles apontam que as formas de ajuda a seus filhos são basicamente relativas a deixar e buscar na escola, comprar materiais escolares e a leitura de livros em casa. Conclui-se que os pais/mães dessa pesquisa, em sua percepção e falas, participam efetivamente do processo de escolarização dos seus filhos.

Keywords : Deficiência visual; escolarização; família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License