SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue86Family: their expectations and participation in the education of their children with blindnessExpression of Posttraumatic Stress Disorder indicators in firefighters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

SILVA, Edna Lúcia Coutinho da et al. Gravidez e dinâmica familiar na perspectiva de adolescentes. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.86, pp. 118-138. ISSN 1415-711X.

A gravidez na adolescência pode significar uma rápida passagem da situação de filha para a de mãe, em uma transição do papel social de mulher, ainda em formação, para o de adulta, trazendo à tona uma situação de crise de identidade e conflitos. A responsabilidade precoce imposta pela gravidez, paralela a um processo de amadurecimento, ainda em curso, resulta em dificuldades de enfrentamento diante das novas responsabilidades. A evasão escolar, sentimentos de insegurança, medo, e em alguns casos, até de alegria podem evidenciar situação nova. Assim, com a descoberta da gravidez, são desencadeadas repercussões que afetam tanto a adolescente quanto seu contexto social e familiar. O apoio familiar torna-se necessário para que a gestação ocorra de forma saudável e oriente a adolescente quanto às perspectivas futuras. Objetivase compreender as reações familiares diante da gravidez de adolescentes. Abordagem qualitativa. São realizadas entrevistas semiestruturadas com adolescentes grávidas com idade menor ou igual a 16 anos, entre fevereiro e maio de 2012. Utiliza-se Análise de Conteúdo na modalidade Temática. Assim, a partir do estudo percebe-se que a gravidez é encarada como um problema na família, provocando questões individuais e coletivas que envolvem abandono escolar e conflitos familiares. Além disso, o aspecto familiar e a motivação para a gravidez constituem importantes influências na forma como a adolescente lida com as expectativas de futuro e que pode comprometer inclusive, a relação mãebebê. A chegada do bebê reorganiza a configuração familiar levando a mudanças em prol da nova constituição familiar e, apesar da "gravidez problema", o bebê é aceito.

Keywords : Gravidez na adolescência; conflitos; dinâmica familiar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License