SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue86Pregnancy and family dynamics from the perspective of teenagersThe emotional dynamic of women with cancer and pregnancy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

MOURA, Geórgia de Oliveira; ALCHIERI, João Carlos  and  LUCENA, Marianna Carla Maia Dantas de. Expressão de indicadores de Transtorno de Estresse Pós-traumático em bombeiros. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.86, pp. 139-150. ISSN 1415-711X.

O trabalho de bombeiros militares é complexo e demanda rotineiramente o desenvolvimento de instrução e técnica para o aprimoramento de habilidades específicas. A investigação da saúde dessa população no contexto da avaliação psicológica do transtorno de estresse pós-traumático é de relevância de modo a compreender os mecanismos utilizados para prevenir e também tratar o estresse pós-traumático. Para tanto, o estudo objetiva investigar a presença de índices de Transtorno de Estresse PósTraumático (TEPT) em Bombeiros Militares no Brasil. A amostra foi composta de 216 bombeiros de diferentes graduações hierarquicas, do sexo masculino com idade média de 35 anos (desvio padrão = 7,52 anos). Para obtenção dos índices foram utilizados como instrumentos de medida o formulário sociodemográfico, o Inventário Clinico Multiaxial de Millon-III, o Questionário de Saúde Geral de Golberg e a escala de estresse póstraumático da Mini Entrevista Neuropsiquiátrica Internacional. Os resultados indicam que os participantes apresentam valores elevados para risco de transtorno ou mesmo sua presença, em relação à saúde geral, por sua vez o grupo com maior expressão de TEPT apresenta diferenças significativas entre as médias com relação ao grupo sem o transtorno. Estudos sobre instrumentos específicos visando a verificação e intervenção precoce de TEPT no cenário laboral são necessários e embasam a continuidade da investigação.

Keywords : transtorno de estresse pós-traumático; bombeiros; avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License