SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número86Gravidez e dinâmica familiar na perspectiva de adolescentesA dinâmica emocional de mulheres com câncer e grávidas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

MOURA, Geórgia de Oliveira; ALCHIERI, João Carlos  e  LUCENA, Marianna Carla Maia Dantas de. Expressão de indicadores de Transtorno de Estresse Pós-traumático em bombeiros. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.86, pp. 139-150. ISSN 1415-711X.

O trabalho de bombeiros militares é complexo e demanda rotineiramente o desenvolvimento de instrução e técnica para o aprimoramento de habilidades específicas. A investigação da saúde dessa população no contexto da avaliação psicológica do transtorno de estresse pós-traumático é de relevância de modo a compreender os mecanismos utilizados para prevenir e também tratar o estresse pós-traumático. Para tanto, o estudo objetiva investigar a presença de índices de Transtorno de Estresse PósTraumático (TEPT) em Bombeiros Militares no Brasil. A amostra foi composta de 216 bombeiros de diferentes graduações hierarquicas, do sexo masculino com idade média de 35 anos (desvio padrão = 7,52 anos). Para obtenção dos índices foram utilizados como instrumentos de medida o formulário sociodemográfico, o Inventário Clinico Multiaxial de Millon-III, o Questionário de Saúde Geral de Golberg e a escala de estresse póstraumático da Mini Entrevista Neuropsiquiátrica Internacional. Os resultados indicam que os participantes apresentam valores elevados para risco de transtorno ou mesmo sua presença, em relação à saúde geral, por sua vez o grupo com maior expressão de TEPT apresenta diferenças significativas entre as médias com relação ao grupo sem o transtorno. Estudos sobre instrumentos específicos visando a verificação e intervenção precoce de TEPT no cenário laboral são necessários e embasam a continuidade da investigação.

Palavras-chave : transtorno de estresse pós-traumático; bombeiros; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License