SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número86Expressão de indicadores de Transtorno de Estresse Pós-traumático em bombeirosCaracterização dos sintomas de ansiedade em pacientes com transtorno de pânico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

CAPELOZZA, Maria de Lourdes da Silva Sastre; PECANHA, Dóris Lieth; MATTAR, Rosiane  e  SUN, Sue Yazaki. A dinâmica emocional de mulheres com câncer e grávidas. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.86, pp. 151-170. ISSN 1415-711X.

A presença de câncer em grávidas gera importante impacto emocional em todos os envolvidos, especialmente nessas jovens mulheres que têm que lidar com duas crises ao mesmo tempo: câncer e gravidez (morte e vida). Este estudo tem como objetivo investigar a dinâmica emocional de pacientes diagnosticadas com câncer e gravidez. Problemas de pesquisa que guiaram o estudo foram: a) Por que uma pessoa com câncer engravida ou mantém a gravidez? b) A experiência da gravidez implica mudanças na percepção de vida dessas mulheres? Utiliza-se um método qualitativo de pesquisa em abordagem clínica e comparativa através de análise de conteúdo e categorização temática. Entrevistas foram desenvolvidas com 11 mulheres dividas em dois grupos: 6 gestantes com câncer e 5 pacientes com gestação saudável. Mulheres com câncer mostraram grande dificuldade em lidar com o diagnóstico, forte sentimento de luto, ambivalência entre medo e coragem, alegria e tristeza, vida (do bebê) e morte (da própria). Entretanto, a gravidez também lhes dá um sentimento de estar saudáveis e aptas para criar vida. Relevante é o modo como essas pacientes lidam com o tempo. Para enfrentar o medo da morte elas usam objetivos de curto prazo. Isso lhes proporciona um senso de força e empoderamento para lutar contra a doença. Essas mulheres com câncer mostram clara preocupação em proteger os bebes durante o período intra-uterino e pós-natal. Por fim, salienta-se a importância do atendimento psicológico para ajuda-las nas questões emocionais e na aderência ao tratamento.

Palavras-chave : Atendimento psicológico; gravidez; câncer.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License