SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número86A dinâmica emocional de mulheres com câncer e grávidasA (Des)organização urbanística na cidade da Praia: Contexto privilegiado para a transgressão e a delinquência juvenis? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

MONTIEL, José Maria; BARTHOLOMEU, Daniel; MACHADO, Afonso Antonio  e  PESSOTTO, Fernando. Caracterização dos sintomas de ansiedade em pacientes com transtorno de pânico. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.86, pp. 171-185. ISSN 1415-711X.

Pacientes com transtorno de pânico no início dos sintomas, tendem a procurar diversas especialidades médicas, como neurologistas, cardiologistas e outros, submetendo-se a diversos procedimentos a fim de solucionar seus sintomas. Este estudo tem como objetivo caracterizar os tipos sintomas ansiosos mais prevalentes em pacientes com transtorno de pânico e caracterizar a frequência de idas a especialidades médicas decorrentes dos sintomas ansiosos, visando caracterizar os processos de resposta/ cognitivas dos pacientes. Participam desta pesquisa 20 indivíduos que apresentam o diagnóstico de Transtorno de Pânico segundo os critérios da Associação Psiquiátrica Americana - DSM-IV-TR (2002) e diagnóstico estabelecido por um psiquiatra e um psicólogo. Administra-se a escala BAI e é feita uma descrição dos principais sintomas de pânico presentes nestes pacientes. As distorções cognitivas e medo de morte são as mais características e primordiais aos sintomas físicos. Sintomas ansiogênicos tendem a ocasionar em seus portadores frequentes idas a serviços de saúde em diferentes especialidades médicas, ocasionando-lhes prejuízos no funcionamento e na qualidade de vida destes pacientes. A confirmação e elucidação de características que possam auxiliar em maior compreensão deste transtorno são de grande valia para amenizar os comprometimentos psicológicos característicos de tal quadro sintomatológico.

Palavras-chave : ansiedade; transtorno de pânico; BAI.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License