SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número86A (Des)organização urbanística na cidade da Praia: Contexto privilegiado para a transgressão e a delinquência juvenis?Estudo de casos de docentes matriculados em curso sobre discurso científico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

ROSSETTI, Milena de O.  e  ASSUMPCAO-JUNIOR, Francisco Baptista. Inventário de comportamentos sexuais da criança: adaptação brasileira e análise de evidências de validade. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.86, pp. 208-231. ISSN 1415-711X.

Introdução: O presente estudo retrata a pesquisa de tradução e adaptação transcultural do Child Sexuality Behavior Inventory - CSBI (Inventário de Comportamentos sexuais da Criança) e validação desse instrumento para a realidade brasileira, tendo-se vista a necessidade, por parte dos profissionais que atuam com crianças, de recursos para a avaliação de comportamentos sexuais atípicos que indiquem o risco de serem vítimas de abuso sexual. Objetivo: Tradução e adaptação do CSBI para o português e avaliação de evidências de validade da versão adaptada. Metodologia: Tradução e adaptação do CSBI em 4 fases, sendo tradução do original, reunião de consenso, backtranslation e painel de juízes. Validação empírica com 2 grupos de crianças de 2 a 12 anos de idade. O grupo clínico, composto por 28 crianças com história ou suspeita de abuso sexual e o grupo controle composto por 30 crianças sem esse histórico. Na validação empírica utiliza-se um questionário da pesquisa, a Escala de Classe Social - Pelotas e o CSBI - versão traduzida e adaptada. Resultados: Apenas 3 itens sofrem alteração no processo de tradução e back-translation e precisam ser analisados para assegurar a validade de conteúdo. A consistência interna com alfa de Cronbach= 0,86. A análise discriminante revela diferença significativa nas médias obtidas, sendo maior para o grupo clínico (t=5,57(27) e p=0,000). A análise de variância é significativa para as idades {F(3,48)=2; p<0,05}. Discussão: O coeficiente de consistência interna da versão brasileira é semelhante ao da versão original, e observa-se seu poder discriminante como relatado por vários autores com a versão original. Conclusão: Atesta-se a validade de conteúdo, com nível de confiabilidade satisfatório e a validade de critério e de construto.

Palavras-chave : Sexualidade infantil; CSBI; abuso sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License