SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue86Case study of teachers enrolled in course on scientific discourse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

MORAES, Allana Almeida; HORTA, Rogério Lessa; FARINA, Marianne  and  ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Sintomas depressivos e ansiosos em mães de crianças em pósoperatório por cardiopatia congênita. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.86, pp. 244-261. ISSN 1415-711X.

O presente estudo investiga a ocorrência de sintomatologia depressiva e avalia os níveis de depressão, ansiedade e desesperança em mães de bebês cardiopatas em processo pós-cirúrgico em UTI pediátrica. Para tanto foram utilizados os Inventários de Depressão (BDI), de Ansiedade (BAI) e de Desesperança (BHS) das Escalas Beck. A amostra foi composta por 16 mães de crianças com idades do nascimento aos 2 anos. Os resultados sugerem o predomínio do otimismo, ainda que alta incidência de sintomas depressivos e ansiosos. A verificação da ocorrência de sintomas depressivos, ansiosos e de desesperança em mães submetidas a condições estressoras como os cuidados em UTI contribui para a afirmação da necessidade da oferta de apoio sistemático no contexto hospitalar a elas, independentemente das mães serem ou não portadoras de transtornos mentais previamente identificados ou de predisposição para o desenvolvimento dos mesmos. Destaca-se a importância de se assegurar a manutenção e ampliação dos cuidados, juntamente com a inserção de medidas preventivas em saúde mental, tanto de pacientes quanto da equipe profissional, em função de que os cuidadores requerem cuidados a fim de permanecerem no papel de cuidar.

Keywords : Depressão; ansiedade; cardiopatia; maternidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License