SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue87Art in Freud: A study that supports contradictionsGoodenough-Harris Test normative study in children from the city of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

FLORES, Talita Meireles; LOPES, Zaira de Andrade; MENEZES, Branca Maria de  and  CORDOVA, Lucas Ferraz. Considerações sobre a Teoria das Representações Sociais como capítulo da História da Psicologia Social. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.87, pp. 320-335. ISSN 1415-711X.

Este trabalho traz considerações sobre a importância do estudo da história, econômica e cultural da sociedade para compreender a construção da ciência psicológica e o desenvolvimento de suas teorias e conceitos. A história da psicologia é marcada pelos acontecimentos sociais, principalmente aqueles que têm um grande impacto no desenvolvimento da sociedade e dos sujeitos nela inseridos. Um exemplo são as grandes guerras mundiais, que contornaram os campos de saber e de estudo dos grandes psicólogos daquele momento histórico. Nos livros de história da psicologia moderna é muito comum encontrarmos uma cronologia que data os acontecimentos e movimentos da história, mas ainda é tímida a explicação do impacto destes movimentos históricos na ciência psicológica. Desta maneira, a intenção deste texto é a de destacar a recente história da psicologia social e sua cisão entre psicologia social e psicológica, que é modelada e construída na relação com os acontecimentos reais da sociedade e pautada nas condições de pesquisa e de estudo nas quais a ciência vinha se desenvolvendo. No contexto da Psicologia Social, a Teoria das Representações Sociais pode ser entendida como uma teoria conciliadora da divisão cartesiana entre psicológico e sociológico. Para a realização deste trabalho recorre-se a livros e artigos que trazem contribuições sobre a história da Psicologia como ciência e também a respeito da história da Psicologia Social, além de produções relacionadas à construção da teoria das Representações Sociais. Consideramos ao final deste estudo que a Teoria das Representações Sociais, criada pelo psicólogo social Serge Moscovici, propõe a dialogicidade entre sujeito e sociedade ao considerar tanto elementos individuais, quanto sociais na constituição dos sujeitos e na explicação do comportamento humano.

Keywords : história da psicologia; psicologia social; representações sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License