SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número87Considerações sobre a Teoria das Representações Sociais como capítulo da História da Psicologia SocialAvaliação da Ansiedade e outros aspectos emocionais de dependentes químicos em regime de internação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

ROSA, Helena Rinaldi  e  ALVES, Irai Cristina Boccato. Estudo normativo do Teste Goodenough-Harris em crianças na cidade de São Paulo. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.87, pp. 336-351. ISSN 1415-711X.

O Desenho da Figura Humana é usado para avaliar o desenvolvimento intelectual infantil e é um dos instrumentos de avaliação mais conhecidos e empregados internacionalmente é o de Goodenough-Harris. Este estudo tem por objetivo obter normas para esse teste. A amostra foi composta por 1540 crianças, de 5 a 11,5 anos, de ambos os sexos, sorteada para ser representativa de escolares da cidade de São Paulo, que foram avaliadas individualmente pelo Desenho do Homem. A análise de variância, considerando a idade, o sexo e o tipo de escola (pública ou particular) indica diferenças significantes entre as idades, os sexos apenas na Educação Infantil, mas não entre os tipos de escola. As médias de pontos mostram crescimento progressivo com a idade. São apresentadas normas em percentis por idade e separadas por sexo, apenas para 5 e 6 anos. Os resultados são comparados com os de Harris (1963) e de Alves (1979) que estudou pré-escolares de São Paulo. Conclui-se que o uso do Desenho do Homem do Teste Goodenough-Harris é adequado para avaliação cognitiva das crianças da cidade de São Paulo, podendo ser empregado na triagem e na avaliação psicológica infantil.

Palavras-chave : Desenho de figuras humanas; Teste Goodenough-Harris; Avaliação Psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License