SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue87Goodenough-Harris Test normative study in children from the city of São PauloCreative Space with Adolescents in Public Schools for Health Promotion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

BARTHOLOMEU, Daniel et al. Avaliação da Ansiedade e outros aspectos emocionais de dependentes químicos em regime de internação. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.87, pp. 352-370. ISSN 1415-711X.

No Brasil, mesmo com a diversidade de pesquisas e tentativas de intervenções os estudos relacionados ao abuso e/ou dependência química são escassos, bem como os recursos limitados e os processos que estruturam os tratamentos, falhos; consequentemente, as alterações causadas pela dependência química (uma doença crônica), são abordadas de maneira focalizada por profissionais da saúde e até mesmo por familiares.Esta pesquisa tem como objetivo identificar a intensidade dos sintomas de ansiedade, indicadores emocionais e fatores externos que podem levar o residente de clinicas de reabilitação de drogas a responder negativamente ao processo de reabilitação, por exemplo, por se sentir ameaçado frente a situações ainda desconhecidas, bem como contribuir com a reestruturação dos processos terapêuticos da comunidade terapêutica em pauta. Ainda é objetivo verificar a correlação entre o fenômeno Craving (desejo de repetir a experiência dos efeitos de uma dada substância) e o quadro de ansiedade apresentado pelo dependente em processo de recuperação. São participantes 25 homens, de 17 a 58 anos de idade, que encontram-se em processo de reabilitação por segundo os critérios diagnósticos do DSM-IV-TR - Dependência de Substâncias. Os resultados demonstram que os indicadores emocionais observados no Teste do Desenho De Figura Humana (DFH), identificam-se sentimentos de hostilidades em relação ao ambiente restrito, bem como aspectos de tensão e irritabilidade. Já a Escala de Fissura por drogas psicotrópicas demonstra que as situações nas quais o indivíduo se sente sozinho, podem levá-lo a ter vontade de consumir substâncias psicoativas. Sugere-se que estratégias de intervenção nesta população considere tais aspectos.

Keywords : drogas; craving; afetividade; intervenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License