SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número87Estudo normativo do Teste Goodenough-Harris em crianças na cidade de São PauloEspaço criativo com adolescentes de escolas públicas para promoção da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

BARTHOLOMEU, Daniel et al. Avaliação da Ansiedade e outros aspectos emocionais de dependentes químicos em regime de internação. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.87, pp. 352-370. ISSN 1415-711X.

No Brasil, mesmo com a diversidade de pesquisas e tentativas de intervenções os estudos relacionados ao abuso e/ou dependência química são escassos, bem como os recursos limitados e os processos que estruturam os tratamentos, falhos; consequentemente, as alterações causadas pela dependência química (uma doença crônica), são abordadas de maneira focalizada por profissionais da saúde e até mesmo por familiares.Esta pesquisa tem como objetivo identificar a intensidade dos sintomas de ansiedade, indicadores emocionais e fatores externos que podem levar o residente de clinicas de reabilitação de drogas a responder negativamente ao processo de reabilitação, por exemplo, por se sentir ameaçado frente a situações ainda desconhecidas, bem como contribuir com a reestruturação dos processos terapêuticos da comunidade terapêutica em pauta. Ainda é objetivo verificar a correlação entre o fenômeno Craving (desejo de repetir a experiência dos efeitos de uma dada substância) e o quadro de ansiedade apresentado pelo dependente em processo de recuperação. São participantes 25 homens, de 17 a 58 anos de idade, que encontram-se em processo de reabilitação por segundo os critérios diagnósticos do DSM-IV-TR - Dependência de Substâncias. Os resultados demonstram que os indicadores emocionais observados no Teste do Desenho De Figura Humana (DFH), identificam-se sentimentos de hostilidades em relação ao ambiente restrito, bem como aspectos de tensão e irritabilidade. Já a Escala de Fissura por drogas psicotrópicas demonstra que as situações nas quais o indivíduo se sente sozinho, podem levá-lo a ter vontade de consumir substâncias psicoativas. Sugere-se que estratégias de intervenção nesta população considere tais aspectos.

Palavras-chave : drogas; craving; afetividade; intervenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License