SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue87Assessment of Anxiety and emotional aspects of drug addicts in inpatientThe Impact of Organizational Anomie on motivation to learn in the context of a Federal Institution of High Education of a southeastern state of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

SOUZA, Kátia Ovídia José de. Espaço criativo com adolescentes de escolas públicas para promoção da saúde. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.87, pp. 371-386. ISSN 1415-711X.

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar como é desenvolvido um espaço criativo para a construção do conhecimento em saúde pública e promoção da saúde com adolescentes de duas escolas públicas da Cidade do Rio de Janeiro, bem como as percepções e relatos dos estudantes e professores sobre esse espaço criativo. Trata-se de pesquisa qualitativa. Participam 52 adolescentes e 17 professores. Adotamse com os adolescentes a observação participante no espaço criativo, e com os docentes, também a observação participante e grupos focais. Utilizam-se para a análise qualitativa temática, núcleos de sentido. Como resultado, considera-se o espaço criativo favorável ao adolescente: expressar a criatividade, a livre expressão e a participação ativa. Deduzse que o espaço criativo ajuda a comunicação, a construção e integração dos conhecimentos e maior envolvimento do aluno na sua educação em saúde e poder de decisão nas suas atividades. Observa-se a necessidade de repensarmos a educação para estimular, valorizar e estabelecer um clima em sala de aula propício à criatividade. Um espaço criativo na escola pode privilegiar: a) a comunicação e a interação professor- aluno; b) a oportunidade de aprendizagem com prazer; c) a produção e integração dos conhecimentos, e não a sua reprodução; d) o maior envolvimento do aluno nas tarefas e seu melhor desempenho, pois ele tem poder de decisão na hora de escolher como fazer as atividades; e) a resolução criativa de problemas e desafios, como por exemplo, aqueles encontrados no dia a dia da escola; f) a autoestima do estudante, ao que respeitam suas ideias.

Keywords : Criatividade; Saúde; Ensino Fundamental e Médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License