SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número87Avaliação da Ansiedade e outros aspectos emocionais de dependentes químicos em regime de internaçãoO impacto da Anomia Organizacional sobre a motivação para aprender no contexto de uma Instituição Federal do Ensino Superior de um estado do sudeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

SOUZA, Kátia Ovídia José de. Espaço criativo com adolescentes de escolas públicas para promoção da saúde. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.87, pp. 371-386. ISSN 1415-711X.

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar como é desenvolvido um espaço criativo para a construção do conhecimento em saúde pública e promoção da saúde com adolescentes de duas escolas públicas da Cidade do Rio de Janeiro, bem como as percepções e relatos dos estudantes e professores sobre esse espaço criativo. Trata-se de pesquisa qualitativa. Participam 52 adolescentes e 17 professores. Adotamse com os adolescentes a observação participante no espaço criativo, e com os docentes, também a observação participante e grupos focais. Utilizam-se para a análise qualitativa temática, núcleos de sentido. Como resultado, considera-se o espaço criativo favorável ao adolescente: expressar a criatividade, a livre expressão e a participação ativa. Deduzse que o espaço criativo ajuda a comunicação, a construção e integração dos conhecimentos e maior envolvimento do aluno na sua educação em saúde e poder de decisão nas suas atividades. Observa-se a necessidade de repensarmos a educação para estimular, valorizar e estabelecer um clima em sala de aula propício à criatividade. Um espaço criativo na escola pode privilegiar: a) a comunicação e a interação professor- aluno; b) a oportunidade de aprendizagem com prazer; c) a produção e integração dos conhecimentos, e não a sua reprodução; d) o maior envolvimento do aluno nas tarefas e seu melhor desempenho, pois ele tem poder de decisão na hora de escolher como fazer as atividades; e) a resolução criativa de problemas e desafios, como por exemplo, aqueles encontrados no dia a dia da escola; f) a autoestima do estudante, ao que respeitam suas ideias.

Palavras-chave : Criatividade; Saúde; Ensino Fundamental e Médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License