SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue87Creative Space with Adolescents in Public Schools for Health PromotionStress, anxiety symptoms and depression on women with headache author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

SANTOS, Lucimere Antunes  and  SOUZA, Marcos Aguiar de. O impacto da Anomia Organizacional sobre a motivação para aprender no contexto de uma Instituição Federal do Ensino Superior de um estado do sudeste brasileiro. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.87, pp. 387-406. ISSN 1415-711X.

O presente estudo tem como objetivo investigar a influência da anomia organizacional sobre a motivação para a aprendizagem em funcionários técnico administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior de um estado do sudeste brasileiro. A anomia organizacional é definida como um sentimento de descrença por parte do trabalhador em relação á efetividade das normas que orientam o funcionamento da organização. Em tal contexto, a hipótese é que a motivação para aprendizagem será afetada negativamente, uma vez que as práticas da organização tendem a se basear, de fato, em normas grupais ou mesmo individuais. Participam do estudo 188 funcionários da IFES¹, sendo 114 homens e 74 mulheres, com idade variando de 21 a 40 anos (média de 45,98 anos, dp 12,87). Como hipotetizado, a modelagem de equações estruturais (MEE) revelou uma influência negativa, significativa da anomia organizacional sobre a motivação para aprendizagem. Não são encontradas diferenças significativas nas variáveis do estudo em grupo, constituídas em função do sexo e do estado civil. As conclusões indicam a importância do estudo da anomia organizacional para atividades de Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas organizações. Os resultados sugerem a necessidade de desenvolvimento de estudos posteriores que permitam compreender o papel da anomia organizacional para a explicação do comportamento humano nas organizações.

Keywords : Anomia organizacional; aprendizagem organizacional; motivação para aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License