SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número87Stress, sintomas de ansiedade e depressão em mulheres com dor de cabeçaAprendizaje por descubrimiento vs. Aprendizaje significativo: Un experimento en el curso de historia de la psicología índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

MORINI, Ana Maria. A religião do motorista que se envolve em acidente de trânsito - Revisão da Literatura. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.87, pp. 429-454. ISSN 1415-711X.

O elevado número de mortes e ferimentos graves nos acidentes de trânsito, o alto custo que eles representam, são alguns dos motivos para que sejam ampliadas as pesquisas nesta área. O uso de bebidas alcoólicas e desrespeito às normas de segurança são apontados como comportamentos de risco no trânsito.Todos os usuários do trânsito, ou seja, motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas, têm que ser sensibilizados para evitarem comportamentos de risco. Algumas evidências indicam que pessoas religiosas costumam manter hábitos saudáveis de vida, tais como o não uso de drogas lícitas e ilícitas, e geralmente respeitam regras e as outras pessoas. A proposta deste artigo é revisar a literatura para conferir a existência de estudos que correlacionam a religião do motorista e seu envolvimento em acidentes de trânsito. O método utilizado é a realização de levantamentos bibliográficos nas Bases de Dados Psycoinfo, Psyarticles, Portal Capes, Web of Science e Scielo. Sete pesquisas foram selecionadas por estudarem acidente de trânsito e a religião da amostra. Não foi encontrado nenhum estudo que correlacionasse especificamente a religião do motorista e seu envolvimento em acidente. As pesquisas selecionadas mostram a influência dos hábitos dos motoristas e seu comportamento no trânsito. Estudar a relação da religião nos hábitos dos motoristas pode fornecer importantes elementos para a elaboração de um programa de educação no trânsito, de prevenção de acidentes e de formação de motoristas. Observa-se a necessidade da realização de pesquisas que propiciem compreender melhor as características e hábitos das pessoas religiosas e como esses dados podem colaborar para o desenvolvimento de programas de prevenção de comportamentos de risco no trânsito.

Palavras-chave : acidente de trânsito; comportamento de risco; motorista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License