SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número87Aprendizaje por descubrimiento vs. Aprendizaje significativo: Un experimento en el curso de historia de la psicologíaInfância e contextos de vulnerabilidade social - A atividade lúdica como recurso de intervenção nos cuidados em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

FIGLIE, Neliana Buzi  e  GUIMARAES, Lívia Pires. A Entrevista Motivacional: conversas sobre mudança. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.87, pp. 472-489. ISSN 1415-711X.

Entrevista Motivacional é um estilo de conversa colaborativa que almeja o fortalecimento da motivação do cliente e seu comprometimento com a mudança. Desde 1983, quando foi lançada, vem sofrendo modificações, a fim de tentar se adaptar à complexidade que pauta a relação profissional-cliente. A partir desta perspectiva, este artigo é desenvolvido com o objetivo de apresentar a proposta da Entrevista Motivacional, bem como suas transformações e modificações mais recentes, discorrendo sobre os princípios, estratégias e armadilhas, com destaque a ideia do "espírito da Entrevista Motivacional, alicerçado a partir de quatro elementos, sendo eles a parceria, a aceitação, a evocação, a compaixão e atuação profissional com equilíbrio e equanimidade. Apresenta os quatro processos fundamentais para a realização da Entrevista Motivacional que são desenvolvidos por meio do engajamento, do foco, da evocação e do planejamento, permeados pela aplicação da metodologia PARR (Perguntas abertas - afirmação- reforço positivo e reflexões em uma relação de duas estratégias para cada uma pergunta, de preferencia aberta). As pesquisas atuais demonstram evidencias positivas quando a Entrevista Motivacional é utilizada no início do tratamento; além disso, pode-se perceber que seus efeitos surgem rapidamente, mas tendem a diminuir após 12 meses, sendo este último aspecto uma das razões de sucessivas modificações nesta abordagem. A Entrevista Motivacional é trabalhada atualmente enquanto uma abordagem que, por meio de testes e adaptações com rigor científico, visa estabilizar a ambivalência e agregar uma visão humanista e construtivista nas modificações de comportamentos de risco.

Palavras-chave : Entrevista Motivacional; ambivalência; mudança no comportamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License