SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número87Infância e contextos de vulnerabilidade social - A atividade lúdica como recurso de intervenção nos cuidados em saúdeNível de estresse e principais estressores do motorista de transporte coletivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

FORMIGA, Nilton Soares  e  SOUZA, Marcos Aguiar de. Comprovação empírica de uma medida psicológica sobre a percepção do suporte organizacional em trabalhadores de diferentes empresas. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.87, pp. 510-552. ISSN 1415-711X.

Os interesses que a psicologia organizacional e do trabalho têm para compreender o binômio homem-trabalho, pautam-se na qualidade funcional e estrutural da empresa e das relações humanas; o suporte organizacional é foco importante para esse processo avaliativo, este, se refere às ações que promovem o desenvolvimento dos funcionários, disponibilização de recursos, autonomia, reconhecimento e visibilidade profissional. Estudos no Brasil propõem uma medida que avalia o suporte organizacional em trabalhadores revelando qualidade psicométrica dela para esse grupo. Ela permite desenvolver um meio avaliativo da crença dos trabalhadores no apoio da organização diante de alguma eventualidade. A partir das pesquisas brasileiras, sobre suporte organizacional, neste estudo, pretende-se avaliar a acurácia da escala em trabalhadores em diferentes empresas. Participam do estudo 214 trabalhadores, homens e mulheres, de diferentes empresas publicas e privadas, da cidade de João Pessoa-PB, estes apresentam idades variando de 19 a 61 anos, 59% do sexo feminino, 66% pertencem a empresas privadas, 38% têm uma renda econômica que varia de 1.000,00 a 2.000,00 reais. A análise da representação de conteúdo revela intercorrelações positivas dos itens com o fator, com todas, significativamente, relacionadas; em direção semelhante, na análise confirmatória os indicadores psicométricos ratificam a estrutura fatorial, previamente, encontradas nos estudos brasileiros. Com isso, a escala poderá ser considerada eficiente para mensurar a percepção do trabalhador, na empresa publica e privada, sobre o suporte que a organização oferecer.

Palavras-chave : Escala de Percepção de Suporte Organizacional; Análise Estrutural; Empresas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License