SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue87Empirical evidence of a measure on the psychological of organizational support perception workers of different enterprisesThe Corrosion of Character: Personal Consequences of Work in the present world author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

MARTINS, Franciele de Fraga; LOPES, Regina Maria Fernandes  and  FARINA, Marianne. Nível de estresse e principais estressores do motorista de transporte coletivo. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.87, pp. 523-536. ISSN 1415-711X.

Atualmente, o mercado de trabalho está com os olhos mais voltados na produtividade e na busca da satisfação do cliente, deixando, algumas vezes, de preocuparse com a saúde mental do trabalhador. Dentro disso, está presente o estresse, que é o resultado da interação entre sujeito e ambiente, e os efeitos negativos surgem quando o sujeito não possui mais recursos de adaptação. O desgaste gera desconforto, cansaço, diminuição do ritmo de vida e da capacidade de manter o equilíbrio das atividades diárias, podendo ocasionar problemas de saúde e nos relacionamentos pessoais. Assim, a satisfação no trabalho tem despertado interesse no campo das pesquisas devido às consequências organizacionais no que se refere ao comportamento do sujeito trabalhador, seu desempenho, afastamentos e estresse ocupacional. Este artigo tem como objetivo avaliar o nível de estresse e identificar os principais estressores do motorista de transporte coletivo. Participam do estudo 80 motoristas de uma empresa localizada na região metropolitana de uma capital do estado do sul do Brasil. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala dos Principais Estressores e o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp. Neste estudo, é encontrado um baixo índice de estresse quando comparado a outras pesquisas, que foi identificado em 27,5% dos motoristas estudados. Verifica-se que a maior parte da amostra encontra-se na fase de resistência e que há a prevalência de sintomas psicológicos. Nesta população, os estressores estão relacionados ao exercício da profissão, e às condições e organização do trabalho. Em função dos estressores não serem alterados, pode-se pensar que estes profissionais que apresentam sintomas de estresse, talvez não estejam utilizando as estratégias de coping adequadamente para enfrentar as situações do dia a dia no trabalho.

Keywords : estresse; motorista; transporte coletivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License