SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue87Public transportation driver's level of stress and main stressors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

KANAANE, Roberto  and  ISIDA, Miriam. A corrosão do caráter: Consequências pessoais do trabalho no mundo atual . Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.87, pp. 537-554. ISSN 1415-711X.

O artigo discute os fatores associados à corrosão do caráter de acordo com as abordagens de integridade pessoal e ética nas empresas, dentro de um contexto em que se percebe o impacto do sistema de mundo atual, flexível sobre o caráter pessoal. A integridade é definida como natureza, honra, sob a perspectiva holística, e quando o paradigma é a síntese dos valores pessoais frente aos da organização, é certo haver conflitos entre a integridade do funcionário e a falta de integridade do seu chefe. Quando uma pessoa discorda dos objetivos e valores da organização, a integridade pode levar à desobediência e à deslealdade, e talvez à resignação. A integridade de uma pessoa no trabalho requer que ela siga regras e práticas inerentes à função. Entende-se que a conduta humana se processa num dinamismo constante que remete à investigação de fatores integrantes os quais impactam na expressão das atitudes e comportamentos. Dessa forma, o estudo da motivação humana tem possibilitado a compreensão do indivíduo. O enfoque da motivação entendida como uma predisposição interior inverte a ordem dos fatores pois a preocupação mais correta não deve ser a que busca do que fazer para motivar as pessoas, mas aquela que esteja voltada principalmente em evitar que determinadas situações venham a desmotivar as pessoas. Quanto aos meios de investigação, realiza-se uma pesquisa de campo através de questionário fechado com algumas questões abertas, direcionado aos objetivos da pesquisa, com o intuito de apreender o perfil motivacional e o papel de líderes no trabalho, cujos objetivos são caracterizar o perfil motivacional dos respondentes e verificar o papel do líder no contexto de trabalho e os impactos no comportamento do colaborador. Os autores pesquisados contribuem com a compreensão do processo de trabalho e das condições socioculturais presentes nas instituições. Há perspectiva de que o modelo de gestão participativa e integrada possa contribuir com o propósito deste artigo.

Keywords : caráter; motivação; integridade; ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License