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Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

FERNANDES, Diego Moreira et al. Jogos eletrônicos, violência e desenvolvimento moral. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2017, vol.37, n.92, pp. 94-114. ISSN 1415-711X.

O mercado de jogos eletrônicos encontra-se em plena expansão atendendo a enorme público de todas as idades, nacionalidades e classes sociais. Jovens do mundo todo passam cada vez mais tempo entretendo-se com jogos de computador, celulares e vídeo games, ao mesmo tempo em que diminuem o tempo com jogos de rua e brinquedos. O objetivo deste trabalho é verificar os resultados obtidos nas pesquisas entre 2010 a 2016 sobre alguns jogos eletrônicos comerciais e verificar se os jogos promovem a violência durante o julgamento moral das crianças e adolescentes. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com consulta na BVS-PSI, PEPSIC, SCIELO, Biblioteca Digital da USP, entre outros, delimitando o uso de fontes que compreendessem o período de 2010 a 2016. Foram encontrados 56 artigos referentes aos descritores Jogos Eletrônicos, Violência e Desenvolvimento Moral. Dentre os artigos pesquisados, foram selecionados 09 trabalhos pertinentes a este estudo. Nos trabalhos pesquisados não se encontraram indícios teóricos de que qualquer jogo, eletrônico ou não, seja objeto suficiente para levar o jogador a atos violentos na vida real e que a preferência pelo jogo não é a violência, mas o grau de desafio do mesmo. Verificou-se que jogos que priorizam decisões grupais promovem ações de respeito mútuo e cooperação entre os pares

Palavras-chave : Jogos Eletrônicos; Violência; Desenvolvimento Moral.

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