SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número95Interação mente-matéria dentro da perspectiva da Psicologia Anomalística: uma revisão de pesquisas realizadas no últimos cinco anos (2012-2017)(In)fertilidade: cultura médica e cultura do casal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

APROBATO, Valéria C.. Corpo digital e bem estar na rede Instagram: um estudo sobre as subjetividades e afetos na atualidade. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2018, vol.38, n.95, pp. 157-164. ISSN 1415-711X.

Estudos sobre ambientes digitais demarcam um campo novo de estudo que busca respostas acerca das bases subjetivas e tecnológicas das relações sociais. O presente estudo sobre o Instagram que é a plataforma digital de maior destaque na atualidade, em termos de sua popularidade e modalidade de interatividade social, é um ambiente de pesquisa que permite inúmeras discussões sobre o corpo ideal e a relação afetiva com celebridades, que representam referências modelares de crenças e comportamentos que governam as interações entre ídolos e seguidores. O estudo descreve uma metodologia singular adaptada à realidade do Instagram que foi nomeada como Metodologia da Curtida, que possibilitou identificar uma amostra de participantes para a pesquisa com representatividade internacional e que deu suporte à coleta de dados. Os resultados são apresentados como uma "cartografia de afetos" ou um mapeamento de fatores subjetivos que permeiam a relação ídolo e seguidores em torno de padrões de beleza física, saúde, superação emocional e sucesso pessoal. O estudo pode ser um ponto de partida à busca de respostas sobre as transformações das relações humanas na atualidade.

Palavras-chave : Corpo digital; Bem estar; Instagram; Redes sociais; Internet.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License