SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número95Corpo digital e bem estar na rede Instagram: um estudo sobre as subjetividades e afetos na atualidadeConsiderações sobre o amor, ciúme e egoismo: revisão integrativa da literatura brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

PECANHA, Doris Lieth  e  BLANQUER-LAGUARTA, lbert. (In)fertilidade: cultura médica e cultura do casal. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2018, vol.38, n.95, pp. 165-178. ISSN 1415-711X.

Este ensaio objetiva analisar o problema da infertilidade reprodutiva a partir de noções psicossomáticas psicanalíticas e no contexto da cultura médica e do casal. Colocamos hipóteses sobre a transmissão da vida e sobre a transmissão psíquica. Trata-se de um estudo teórico, portanto qualitativo. Nele afirmamos que o modus vivendi instintivo das espécies modifica-se entre os humanos. Examinamos as contribuições bibliográficas atuais sobre a infertilidade do ponto de vista somático e psíquico. Constatamos que não são apenas as condições físicas e psicológicas, mas uma certa harmonia na transmissão que permite que a vida se reproduza. Os segredos da família podem bloquear essa transmissão. Assim a psicossomática psicanalitica pode ajudar na reprodução assistida graças ao desbloqueio das defesas inconscientes e ao alívio da ansiedade e do estresse vivido pelas pessoas que se submetem a essas técncias. Ela pode tambem abrir caminhos para outros projetos de vida. Concluimos que as técnicas reprodutivas e os cuidados psicoterapêuticos sobre a dinâmica do casal e sobre o trabalho de transmissão devem ser inseparáveis no cuidado atual. A psicossomatica psicanalitica pode favorecer o acesso e a compreensão dos aspectos bloqueados de uma cultura pessoal, do casal, familiar e social que podem estar constituindo um obstáculo à reprodução.

Palavras-chave : Infertilidade; reprodução assistida; cultura médica; psicossomática psicanalítica; transmissão.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License