SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número95Signos traumáticos en los comportamientos sexuales de riesgo de hombres que tienen sexo con hombres que viven con el HIVPsicoterapia psicodinámica de niños con síntomas externalizantes: revisión narrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versión impresa ISSN 1415-711X

Resumen

BIRCK, Michele Daiane; MARTINS, Michele Pereira; VIANA, Terezinha de Camargo  y  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Grupo de apoio psicológico pós cirurgia bariátrica: relato de experiência. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2018, vol.38, n.95, pp. 202-208. ISSN 1415-711X.

No Brasil, em razão do crescimento do número pessoas submetidas à cirurgia bariátrica, é indispensável o desenvolvimento de estudos sobre o acompanhamento clínico, notadamente no período pós-cirúrgico. Em um serviço especializado, foi implementada uma intervenção grupal psicoeducativa com duração de duas horas, totalizando nove encontros com intervalo mensal. Não houve restrição de gênero, técnica operatória ou tempo transcorrido desde a cirurgia. As principais temáticas abordadas foram: uso de álcool, ansiedade e depressão, perda de peso e autoestima, troca de compulsões, transtornos alimentares, reganho de peso, imagem corporal, apoio social e familiar, vida sexual e afetiva. Essa atividade sistemática revelou-se como fator protetor em relação a episódios de tristeza, ansiedade e condutas alimentares impulsivas, contribuindo para manutenção de comportamentos e estilos de vida mais saudáveis.

Palabras clave : Obesidade; grupos de apoio; cirurgia bariátrica; psicologia; período pós-operatório.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License