SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número95Grupo de apoio psicológico pós cirurgia bariátrica: relato de experiênciaTreinamento parental de ensino de comportamento verbal para crianças usuárias de implante coclear: uma intervenção com mães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

ROSA, Catiane Pinheiro da; OLIVEIRA, Caroline de; GASTAUD, Marina Bento  e  RAMIRES, Vera Regina Röhnelt. Psicoterapia psicodinâmica de crianças com sintomas externalizantes: revisão narrativa. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2018, vol.38, n.95, pp. 209-217. ISSN 1415-711X.

Os problemas de comportamento externalizante ou disruptivo, como a conduta desafiadora e a agressividade, são frequentes na população infantil e têm repercussões importantes no desenvolvimento. Esse estudo teve como objetivo realizar uma revisão narrativa de pesquisas sobre a psicoterapia psicodinâmica de crianças com sintomas externalizantes, com o intuito de identificar as pesquisas já realizadas e investigar quais as contribuições dessa modalidade de psicoterapia no atendimento a essa demanda. Foram buscados livros e artigos científicos que abordassem os principais aspectos do tratamento que contribuem para a melhora dessas crianças. Verificou-se que a psicoterapia psicodinâmica pode ser benéfica nesses casos. A postura empática do terapeuta, a delimitação de regras e limites, e intervenções de clarificação e interpretação podem ser relevantes no tratamento. Contudo, constatou-se uma escassez de pesquisas em psicoterapia psicodinâmica com crianças com sintomas externalizantes e a necessidade preeminente de mais investigações na área.

Palavras-chave : psicoterapia psicodinâmica; psicoterapia de crianças; sintomas externalizantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License