SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número95Psicoterapia psicodinâmica de crianças com sintomas externalizantes: revisão narrativaDe objeto a sujeito: o brincar de crianças em uma brinquedoteca hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

GRECCO, Maísa Kich; ALMEIDA-VERDU, Ana Claudia M.  e  BUFFA, Maria José Monteiro Benjamin. Treinamento parental de ensino de comportamento verbal para crianças usuárias de implante coclear: uma intervenção com mães. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2018, vol.38, n.95, pp. 218-229. ISSN 1415-711X.

A deficiência auditiva pode dificultar a aquisição do comportamento verbal e o implante coclear é uma alternativa para a reabilitação auditiva. Entretanto apenas a inserção do dispositivo não é suficiente para garantir a aquisição do comportamento verbal. É necessário imersão na comunidade verbal e interação com um ouvinte bem treinado de acordo com as convenções dessa comunidade. Este estudo teve como objetivo ampliar o repertório comportamental de ensino de comportamento verbal de mães de crianças usuárias de implante coclear por um programa instrucional e verificar seu efeito nos operantes verbais de ecoico, tato, mando e intraverbal das crianças considerando a qualidade da produção oral. Participaram dessa pesquisa duas crianças usuárias de implante coclear de idades de cinco e de sete anos e suas mães. Um questionário sondou os comportamentos de ensino com função de antecedente e consequente emitidos pelas mães para os operantes verbais de ecoico, tato, mando e intraverbal, antes e depois da intervenção. As crianças foram avaliadas nos mesmos operantes em tentativas discretas. O programa instruiu as mães a identificar respostas, fornecer antecedentes e consequentes para operantes de ecoico, tato, mando e intraverbal dos filhos. Como resultado, foi observado aumento no relato de comportamentos de ensino das duas mães após intervenção para a maioria dos operantes verbais. Nas produções orais das crianças, observou-se uma fala mais precisa logo após a intervenção. Conclui-se que mães podem ser agentes de ensino de comportamento verbal, quando bem treinadas para esse fim..

Palavras-chave : Leitura; Escrita; Implante Coclear; Reabilitação; Programa Instrucional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License