SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue95Parental training of teaching verbal behavior for children using cochlear implants: an intervention with mothersAffective bonding of children with autism in hippotherapy: a Winnicott's contribution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

BAHIA, Priscila Mary dos Santos; BICHARA, Ilka Dias  and  SANTOS, Iris Araújo dos. De objeto a sujeito: o brincar de crianças em uma brinquedoteca hospitalar. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2018, vol.38, n.95, pp. 230-237. ISSN 1415-711X.

Embora a hospitalização infantil submeta as crianças a vivências difíceis, nota-se que as mesmas mantêm nesse espaço, de forma viva, diversos comportamentos lúdicos, como as suas brincadeiras. Considerando esse aspecto, o presente trabalho teve por objetivo analisar o protagonismo das crianças em uma brinquedoteca hospitalar, identificando as suas brincadeiras e os seus enredos. Para isso, foram observados os comportamentos lúdicos de 11 crianças, com idades de seis a 12 anos, internadas em um hospital público localizado em Salvador-Ba. Os registros foram feitos no ambiente da brinquedoteca em sessões de 30 minutos. Registraram-se 41 episódios de brincadeiras variadas, associadas com outras atividades lúdicas, tais como a pintura e o desenho, sendo predominante o número de brincadeiras de faz-de-conta, com 19 episódios. Notou-se que, apesar da vivência hospitalar, as crianças não limitaram a sua existência enquanto brincantes, elas envolveram-se ativamente na construção das suas brincadeiras. Dessa forma, este estudo aponta para o protagonismo das crianças, mesmo diante de uma condição de enfermidade, protagonismo esse que a retira do lugar de objeto de cuidados e a coloca enquanto sujeito de desejo e criação.

Keywords : hospital; criança; brinquedoteca; brincadeira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License