SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue95From object to subject: playing of children in a hospital toy libraryPlay and the human development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

SILVA, Aline Soares Mazzeu da; LIMA, Fabiane Petean Soares de  and  SALLES, Rodrigo Jorge. Vínculo afetivo de crianças autistas na equoterapia: uma contribuição de Winnicott. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2018, vol.38, n.95, pp. 238-250. ISSN 1415-711X.

O indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode apresentar uma dificuldade na interação social e interesses restritos/repetitivos. Sobre o tratamento, a literatura menciona algumas terapêuticas alternativas, como a equoterapia, que utiliza o cavalo como mediador, promovendo grande variedade de estímulos sensoriais e possibilitando uma relação de troca e formação de vínculo entre praticante, cavalo, equoterapeuta e condutor. Com isso, a partir de um estudo teórico, esta pesquisa objetivou compreender como a prática da equoterapia pode influenciar no estabelecimento dos vínculos afetivos da criança com autismo, adotando como referencial teórico a teoria de Winnicott. O percurso metodológico adotado envolveu a caracterização do TEA e da equoterapia, além da exposição dos principais conceitos da teoria de Winnicott, para assim poder discutir todos os pontos apresentados, fazendo a utilização de vinhetas clínicas. Foi enfatizado que o cavalo, condutor, equipe e o setting podem exercer a função de holding, handling e permitir uma experiência de transicionalidade, possibilitando que a criança possa ter uma experiência regressiva. Desta forma, ela pode reviver etapas que ocorreram falhas, e, assim, permitir uma retomada do amadurecimento emocional.

Keywords : Transtorno do Espectro Autista; Infância; Objetos Transicionais; Psicanálise; Terapia Assistida por animais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License