SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número95Vínculo afetivo de crianças autistas na equoterapia: uma contribuição de WinnicottAdolescente e migrante: um estudo sobre a construção da identidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

SAKAMOTO, Cleusa Kazue. O brincar e o desenvolvimento humano. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2018, vol.38, n.95, pp. 251-258. ISSN 1415-711X.

O brincar é uma atividade de expressão da singularidade do ser humano que em cada fase da vida assume características distintas e representa nuances do Desenvolvimento Humano. O brincar mostra-se de diferentes formas em diferentes idades, mas apresenta uma forma básica que o caracteriza - é motivado pela espontaneidade e pode estar associado a uma manifestação do potencial criativo. Em nosso século XXI, contemplamos grandes mudanças, como a criação da internet, que constituiu um novo cenário social e instituiu novos hábitos que não têm precedentes na linha do tempo de nossa evolução humana. As possibilidades de comunicação com diferentes culturas e de relações sociais sem contato face a face, concreto mas real, modificaram o modo de viver e pensar, no qual o brincar se expandiu reinventando a vida cotidiana. Brincar, cada dia mais, é uma ação caracterizada como experiência que se apresenta no futuro. Brincar é produzir e proteger a cultura, liberar o potencial humano e contemplar a expansão incessante das capacidades humanas que derivam de sua criatividade.

Palavras-chave : Brincar; Desenvolvimento Humano; Espontaneidade; Criatividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License