SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número95O brincar e o desenvolvimento humanoLidando com a ansiedade de provas: avaliação e relações com o desempenho acadêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

DAMINI, Eduardo Marchese  e  AVOGLIA, Hilda Rosa Capelão. Adolescente e migrante: um estudo sobre a construção da identidadeAdolescente y migrante: un estudio sobre la construcción de la Identidad. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2018, vol.38, n.95, pp. 259-265. ISSN 1415-711X.

O presente estudo teve como objetivo analisar os aspectos psicodinâmicos subjacentes à construção da identidade de uma adolescente migrante. Trata-se de um estudo de caso, envolvendo uma adolescente de 13 anos de idade, migrante do interior do estado da Bahia, estudante da terceira série do ensino fundamental de uma escola pública da região periférica da Região do Grande ABC-SP. Foi utilizada a entrevista semidirigida, o procedimento do Desenho-Estória com Tema (DE-T) e a produção de uma fotografia que a representasse, sendo que, posteriormente, os dados foram analisados qualitativamente em uma perspectiva psicanalítica. Os resultados indicaram sentimentos de perda ligados ao afastamento da família e da terra natal que comprometem a construção de sua identidade gerando angústias diante dos desafios enfrentados para adaptar-se a nova realidade. Ao separa-se do lugar da infância depara-se com a possibilidade do desenvolvimento intelectual, o que a gratifica e enleva, ao mesmo tempo em que a angustia exigindo aprendizados e atitudes diante do ensino que ainda não possui, sendo assim, compelida a construir sua identidade em outro espaço de convivência.

Palavras-chave : Adolescência; Identidade; Migrante.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License