SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número95Adolescente e migrante: um estudo sobre a construção da identidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

GONZAGA, Luiz Ricardo Vieira  e  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Lidando com a ansiedade de provas: avaliação e relações com o desempenho acadêmico. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2018, vol.38, n.95, pp. 266-277. ISSN 1415-711X.

Lidar com a ansiedade de prova é um dos fatores que afetam o desempenho acadêmico. Esta pesquisa avaliou o enfrentamento (coping) de prova em 345 estudantes de Ensino Médio de uma escola pública de São Paulo, relacionando-o com o desempenho acadêmico. Estes responderam a Escala de Coping de Ansiedade de Provas Escolares (ECAP), especialmente elaborada segundo a Teoria Motivacional do Coping. A ECAP avalia o coping antes, durante e depois de prova, com 21 itens. Procedeu-se uma análise descritiva e correlacional. Os resultados mostraram que os estudantes avaliam a situação de prova mais como um desafio do que como uma ameaça, apresentando um repertório maior de estratégias de enfrentamento adaptativas antes e durante e depois da prova, com Resolução de Problemas e Busca de Informações, indicativas de desafio à necessidade psicológica básica de competência. O melhor desempenho acadêmico correlacionou-se diretamente com o coping adaptativo de Autoconfiança, Busca de Suporte, Resolução de Problemas, Busca de Informação e Acomodação, e inversamente com o coping mal adaptativo de Delegação e Submissão. No geral, os estudantes percebem a situação como um desafio às necessidades de Competência e de Relacionamento. A promoção do engajamento acadêmico deve incluir a análise do coping de provas nessa população.

Palavras-chave : Ansiedade de provas; Coping; Adolescência; Estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License