SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número96O psicólogo psicanalista nas instituições de saúde pública no Brasil: uma perspectiva histórico-epistemológicaAtividade, sentimentos e percepções de mulheres diante do processo de envelhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

NEVES, Beatriz de Sousa; FREITAS, Marta Helena de; SANTOS, Luciana da Silva  e  NETO, Félix. Violência doméstica e religiosidade na vivência de mulheres brasileiras imigrantes: percepções da psicóloga de um Consulado-Geral do Brasil em Portugal. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.96, pp. 11-24. ISSN 1415-711X.

Atualmente, muitas mulheres brasileiras que vivem em Portugal são vítimas de violências. Nesse contexto, a religiosidade pode ser, dentre outros fatores, um recurso no modo de lidar com essas experiências, em particular nos casos de violência doméstica. Considerando que psicólogos/as de Consulados-Gerais podem receber tais demandas, o presente trabalho teve como principal objetivo investigar as percepções da psicóloga de um Consulado- Geral do Brasil em Portugal sobre as vivências das mulheres brasileiras imigrantes nesse país, assim como as suas percepções sobre o papel da religiosidade nessas vivências, especialmente frente à violência doméstica. O estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa, de alcance exploratório. A análise da descrição, obtida por meio de entrevista semiestruturada, aconteceu de acordo com o método empírico-fenomenológico de Amedeo Giorgi. Segundo a psicóloga, a violência doméstica sofrida por essas mulheres constitui-se na maior demanda por ela atendida, dentre as que lhe são encaminhadas pelo Consulado. Em sua percepção, embora a religiosidade tenha papel relevante na saúde mental dos/as imigrantes, pode ter também influência negativa sobre o modo como as mulheres lidam com a violência em questão. Isso aponta para a importância de que tanto a violência doméstica quanto a religiosidade, sob o viés de gênero, venham a ser temáticas inseridas em debates e estudos a respeito do processo migratório.

Palavras-chave : Violência Doméstica; Religiosidade; Mulheres Brasileiras Imigrantes; Portugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License