SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número96Violência doméstica e religiosidade na vivência de mulheres brasileiras imigrantes: percepções da psicóloga de um Consulado-Geral do Brasil em PortugalAnálise de intervenção grupal breve entre mulheres com quadro depressivo em um serviço-escola de Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

COZZOLINO, Adna Sepulvida Maciel; GATTI, Ana Lúcia  e  SALLES, Rodrigo Jorge. Atividade, sentimentos e percepções de mulheres diante do processo de envelhecimento. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.96, pp. 25-32. ISSN 1415-711X.

O aumento da população idosa, especialmente a feminina, é fato no país e no mundo. Entre outros fatores, a atividade, física, social e laboral, tem sido apontada como forma de incrementara qualidade de vida no envelhecimento. A comparação entre a percepção que idosas ativas e não ativas revelaram diante do Senior Aperception Test foi o objetivo da pesquisa. Dois grupos com oito idosas, entre 60 e 75 anos, foram submetidos a questionário sociodemográfico e responderam a oito pranchas do teste. Os resultados revelaram a inexistência de diferença entre os grupos e evidenciaram a predominância de pouco aprofundamento na investigação das situações, escassa incidência de citações quanto a sentimentos em relação à velhice e perspectivas para o futuro. Conclui-se pela necessidade de realização de outros estudos com o instrumento, com maior controle de variáveis e número de participantes, para verificar seu alcance e obter maior conhecimento sobre a faixa etária.

Palavras-chave : Gerontologia; teste de apercepção temática; socialização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License