SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue96Analysis of brief group intervention among depressed women in a psychology school clinicConfirmatory analysis of the measure of organizational support in nurses of a public hospital in a capital city in the Brazilian Northeast author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

DOURADO, Jakson Luis Galdino  and  ALVES, Railda Sabino Fernandes. Panorama da saúde do homem preso: dificuldades de acesso ao atendimento de saúde. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.96, pp. 47-57. ISSN 1415-711X.

O Brasil tem aproximadamente 700 mil presos cumprindo penas em estabelecimentos penais, número que coloca o país entre as três maiores populações carcerárias do mundo. Neste contexto, a assistência médica e da saúde do preso é uma das grandes problemáticas do sistema carcerário brasileiro. Tendo em vista essa realidade, o presente estudo teve como objetivo geral avaliar as dificuldades de acesso ao atendimento de saúde em uma penitenciária do município de Campina Grande/PB. Consiste em uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório e tem a abordagem qualitativa como principal referência. Participaram do estudo, 35 homens presos, com idades entre 25 e 59 anos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: um questionário sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada e um diário de campo. A análise dos dados foi realizada com o auxílio da técnica da análise da enunciação. Os resultados mostraram que a saúde no presídio estudado está longe de atender às prerrogativas quanto ao direito, a saúde estabelecidos na Constituição Federal de 1988, e na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. Mostraram também que a saúde dentro do presídio é precária, pois faltam assistências dignas. A estrutura física é ruim, existe superlotação das celas, a água e a alimentação são de má qualidade, o que favorece a proliferação de doenças infecciosas.

Keywords : Saúde; Homens Presos; Sistema Prisional Brasileiro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License