SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número96Análise de intervenção grupal breve entre mulheres com quadro depressivo em um serviço-escola de PsicologiaAnálise confirmatória da medida do suporte organizacional em enfermeiros de um hospital público de uma capital do nordeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

DOURADO, Jakson Luis Galdino  e  ALVES, Railda Sabino Fernandes. Panorama da saúde do homem preso: dificuldades de acesso ao atendimento de saúde. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.96, pp. 47-57. ISSN 1415-711X.

O Brasil tem aproximadamente 700 mil presos cumprindo penas em estabelecimentos penais, número que coloca o país entre as três maiores populações carcerárias do mundo. Neste contexto, a assistência médica e da saúde do preso é uma das grandes problemáticas do sistema carcerário brasileiro. Tendo em vista essa realidade, o presente estudo teve como objetivo geral avaliar as dificuldades de acesso ao atendimento de saúde em uma penitenciária do município de Campina Grande/PB. Consiste em uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório e tem a abordagem qualitativa como principal referência. Participaram do estudo, 35 homens presos, com idades entre 25 e 59 anos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: um questionário sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada e um diário de campo. A análise dos dados foi realizada com o auxílio da técnica da análise da enunciação. Os resultados mostraram que a saúde no presídio estudado está longe de atender às prerrogativas quanto ao direito, a saúde estabelecidos na Constituição Federal de 1988, e na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. Mostraram também que a saúde dentro do presídio é precária, pois faltam assistências dignas. A estrutura física é ruim, existe superlotação das celas, a água e a alimentação são de má qualidade, o que favorece a proliferação de doenças infecciosas.

Palavras-chave : Saúde; Homens Presos; Sistema Prisional Brasileiro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License