SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número96Panorama da saúde do homem preso: dificuldades de acesso ao atendimento de saúdeProdução de sentidos e fazeres sobre o trabalho de policiais militares catarinenses: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

PEREIRA, Gabriela Aguiar; FORMIGA, Nilton S.  e  ESTEVAM, Ionara D.. Análise confirmatória da medida do suporte organizacional em enfermeiros de um hospital público de uma capital do nordeste brasileiro. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.96, pp. 59-68. ISSN 1415-711X.

Neste estudo, tem-se como objetivo principal verificar a manutenção da organização fatorial da percepção do suporte organizacional em enfermeiros de um hospital público. Com as mudanças econômicas e sociais ocorridas nos últimos dez anos, as organizações têm buscado desenvolver práticas de recursos humanos centradas na qualidade de vida do trabalhador; dentre estas, uma perspectiva que vem contribuindo na área da psicologia organizacional e do trabalho é à avaliação do suporte organizacional quanto uma medida auxiliar ao diagnóstico do desempenho organizacional. Participaram do estudo 101 enfermeiros de um hospital público, em Natal-RN, 27 a 62 anos, homens e mulheres (95%), mais 60% acima de 6 anos de trabalho e 30 hrs/semanais de serviço. Os participantes responderam um questionário sociodemográfico e a escala de percepção de suporte organizacional (EPSO). Na análise confirmatória, observaram indicadores psicométricos que garantiram a qualidade da EPSO em enfermeiros; numa análise de regressão, a variável idade, estado civil e cargo de chefia predisseram a percepção do suporte organizacional. É possível concluir que a EPSO é confiável para avaliar tal construto em enfermeiros e que, deve-se focar, frente a um processo de prática interventiva em variáveis mais específicas, a partir das variáveis preditivas.

Palavras-chave : Suporte organizacional; Enfermeiros; Escala; Hospital público.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License