SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número96Análise confirmatória da medida do suporte organizacional em enfermeiros de um hospital público de uma capital do nordeste brasileiroSintomas de depressão em universitários de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

BABOLIM, Daniela Alberton; BECKER, Ana Paula Sesti  e  GUISSO, Luciane. Produção de sentidos e fazeres sobre o trabalho de policiais militares catarinenses: um relato de experiência. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.96, pp. 69-80. ISSN 1415-711X.

O trabalho do policial militar, em função da complexidade de suas atividades pode se caracterizar como potencial gerador de sofrimento emocional e estresse, cujo cuidado e atenção à saúde física e mental precisam ser constantes. Em vista disso, este artigo descreve um relato de experiência desenvolvido no Batalhão da Polícia Militar em uma cidade do Sul do Brasil. O objetivo geral da intervenção foi contribuir para o fortalecimento da saúde do policial militar e os específicos, de promover o autoconhecimento e autoestima dos participantes e aprimorar o trabalho em equipe. O método empregado consistiu na técnica de dinâmicas de grupo, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Observou-se que a intervenção da Psicologia contribuiu tanto na reflexão das práticas desempenhadas, como no acolhimento das inquietações e sofrimentos compartilhados; tendo em vista a necessidade de um espaço coletivo para a escuta e diálogos sobre temáticas cotidianas.

Palavras-chave : Saúde do trabalhador; Policial militar; Dinâmicas de grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License