SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número96Produção de sentidos e fazeres sobre o trabalho de policiais militares catarinenses: um relato de experiênciaAnálise Bioecológica do Sobrepeso e da Obesidade em Rodas de Conversa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

AQUINO, Daniele Ramos de; CARDOSO, Rodrigo Alves  e  PINHO, Lucinéia de. Sintomas de depressão em universitários de medicina. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.96, pp. 81-95. ISSN 1415-711X.

A depressão é um problema de saúde mental comum, com maior prevalência em universitáriosde medicina do que na população geral. O objetivo deste estudo foi verificar os sintomas depressivos nosuniversitários de medicina de uma instituição privada localizada no norte de Minas Gerais. A amostra foi compostapor 121 participantes que se submeteram ao conjunto de instrumentos para avaliação das características:sociodemográfica, formação e sintomas depressivos. Para averiguação da sintomatologia depressivafoi utilizado o Inventário de Depressão. Os dados foram analisados estatisticamente pelo programa SPSS®.A orientação ética da pesquisa foi regulada pelas diretrizes da Resolução 466/2012 do Conselho Nacionalde Saúde, com aprovação do Cep de n° 2.428.669. Os resultados apontam maior prevalência dos sintomasdepressivos: humor triste ou deprimido (87,6%), dificuldade de concentração (89,3%), cansaço ou perda deenergia (89,3%), pensamentos de autocrítica (82,6%), evitação de contato interpessoal (70,2%). Com basenos dados pode-se concluir que os períodos iniciais apresentaram mais incidência aos sintomas depressivos,com maior prevalência no público feminino.

Palavras-chave : saúde mental; depressão; estudantes de medicina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License