SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número96Sintomas de depressão em universitários de medicinaAvaliação psicológica pré-cirurgia bariátrica: a experiência dos pacientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

PECORA, Ana Tereza Lopes; WANDERBROOCKE, Ana Claudia Nunes de Souza  e  ANTUNES, Maria Cristina. Análise Bioecológica do Sobrepeso e da Obesidade em Rodas de Conversa. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.96, pp. 97-107. ISSN 1415-711X.

O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores envolvidos no sobrepeso e obesidade a partir de relatos de participantes de rodas de conversa realizadas em uma comunidade religiosa na cidade de Curitiba-PR a partir do Modelo Bioecológico. Participaram oito mulheres entre 25 e 74 anos, de dez encontros semanais que foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. As categorias de análise seguiram os quatro ambientes ecológicos propostos por Bronfenbrenner: micro, meso, exo e macrossistemas. As subcategorias emergiram dos discursos das participantes. Pode-se constatar a interdependência dos processos proximais e dos sistemas que compõe o ambiente ecológico. Aspectos psicossociais, experiências de maus-tratos na infância, relações familiares conflituosas, falta de incentivo, de credibilidade e preconceito nas relações familiares e sociais devido aos fracassos nas tentativas de emagrecer foram citados. O modelo de análise proporcionou a oportunidade de discutir as influências das políticas públicas, de saúde e de segurança. Além disso, as crenças religiosas, as influências da mídia, da sociedade de consumo e dos ideais de beleza e estilo de vida também foram aspectos salientados. Discute-se a importância de um olhar integrador para os diversos fatores presentes na questão, bem como da importância de se mobilizar a sociedade e buscar espaços alternativos para orientar e apoiar a população em relação a esta problemática.

Palavras-chave : Obesidade; Modelo Bioecológico; Comunidade; Rodas de Conversa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License