SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número96Análise Bioecológica do Sobrepeso e da Obesidade em Rodas de ConversaBrincar como facilitador da interação social em crianças com Síndrome de Down índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

JOAQUIM, Bianca Oliveira; BASSETTO, Juliane Angelina; CASTRO, Mariana Pagano  e  POLLI, Gislei Mocelin. Avaliação psicológica pré-cirurgia bariátrica: a experiência dos pacientes. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.96, pp. 109-117. ISSN 1415-711X.

Pessoas que tentam diversos métodos para emagrecer sem êxito, muitas vezes optam por realizar a cirurgia bariátrica. Geralmente apresentam algum tipo de sofrimento e, em vista disso, é necessária uma avaliação psicológica pré-cirurgia bariátrica. O objetivo deste estudo foi identificar as experiências dos pacientes sobre essa avaliação psicológica feita anteriormente à cirurgia. Foram entrevistadas 12 pessoas, sendo cinco pacientes do SUS e sete pacientes de planos de saúde. Os dados foram analisados por análise temática categorial. A maior parte dos participantes considerou a avaliação psicológica pré-cirurgia bariátrica importante. Alguns relataram a falta de acompanhamento mais frequente no pré-operatório, já que não existe um número mínimo de sessões regulamentadas. Os relatos dos participantes indicam a importância de uma legislação que orientasse planos de saúde e o próprio SUS a terem uma quantidade mínima de sessões psicológicas no pré e no pós-operatório, bem como o desenvolvimento de um protocolo para esta avaliação.

Palavras-chave : cirurgia bariátrica; avaliação psicológica; pré-operatório.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License