SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue96Psychological evaluation pre-bariatric surgery: the patient's experienceStudies in psychology on death, mourning, religion and spirituality: a review brazilian literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

JURDI, Andrea Perosa Saigh; DOMINGOS, Marina Ramos  and  PANCIERA, Sara Del Prete. Brincar como facilitador da interação social em crianças com Síndrome de Down. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.96, pp. 119-128. ISSN 1415-711X.

O objetivo deste estudo foi o de avaliar os efeitos da realização de intervenções lúdicas nas formas de brincar, na interação social e na comunicação de um grupo de crianças com Síndrome de Down (SD). Participaram da pesquisa 4 crianças com SD, 2 meninas e 2 meninos, entre 6 e 7 anos de idade, frequentadoras de uma instituição de educação especializada. Trata-se de um estudo de intervenção realizado em três fases, a saber, avaliação inicial, realização de oficinas lúdicas (intervenção), e avaliação final. Para as avaliações inicial e final foram conduzidas sessões de observação em uma situação lúdica não estruturada, utilizando-se o roteiro de avaliação do Modelo Lúdico. As intervenções foram planejadas em formatos de oficinas lúdicas para favorecer e estimular o brincar compartilhado e a atividade simbólica e ampliar o repertório de comunicação e interação das crianças. Os resultados indicaram que a intervenção favoreceu a interação e a comunicação entre as crianças, além de propiciar maior autonomia no brincar em relação ao adulto. Verificou- se também que as brincadeiras simbólicas tornaram-se mais frequentes e que as habilidades para o brincar compartilhado também foram favorecidas. Esses achados podem subsidiar o planejamento de práticas e intervenções junto às crianças com SD que incidam em seu desenvolvimento, rompendo com perspectivas limitantes e condescendentes a respeito das potencialidades dessas crianças.

Keywords : síndrome de down; ludicidade; interação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License