SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número96Brincar como facilitador da interação social em crianças com Síndrome de Down índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

CAMARA, Sergio Lucas  e  BASSANI, Marlise A.. Estudos em psicologia sobre morte, luto, religião e espiritualidade: uma revisão da literatura brasileira. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.96, pp. 129-140. ISSN 1415-711X.

O objetivo deste estudo é apresentar uma análise sobre a publicação de artigos em psicologia que abordam religião e espiritualidade em relação à morte e ao luto, a partir de uma revisão da literatura realizada na plataforma da BVS-Psi. Foram selecionados artigos publicados no Brasil, no período de 2011 a 2016, em periódicos cuja avaliação Qualis/CAPES correspondesse aos níveis A1, A2, B1 e B2, com a participação de, pelo menos, um psicólogo entre os autores. Nos últimos anos, observa-se um crescente número de pesquisas sobre o tema da morte e do luto em psicologia no Brasil e, também, um interesse maior pelo tema da religião e da espiritualidade. Entretanto, muitos pesquisadores que se interessam por estudar morte/luto não se interessam pela religião/espiritualidade, da mesma forma que os estudos em psicologia da religião não se debruçam diretamente sobre o tema da morte e do luto. De um apanhado inicial de 422 artigos, restaram apenas seis para análise, cujos resultados, entre outros aspectos, apontam a necessidade de mais estudos que tratem da interface entre psicologia e religião/espiritualidade. Dentro das muitas possibilidades, há necessidade de conciliar estudos sobre morte/luto com espiritualidade/religião, principalmente na realidade brasileira, onde a espiritualidade/religião são características fortes da população. O presente trabalho foi realizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Brasil - Código de Financiamento 001.

Palavras-chave : Morte; luto; religião; espiritualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License