SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número97Enfrentamento e redes sociais significativas de familiares cuidadores de crianças com queimaduras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

TARDIVO, Leila Salomão de La Plata Cury et al. Autolesão em adolescentes, depressão e ansiedade: um estudo compreensivo. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.97, pp. 159-169. ISSN 1415-711X.

Observa-se um aumento considerável da conduta de autolesão na população escolar e são poucos os estudos com instrumentos psicológicos que analisam a situação em nosso meio, em especial em adolescentes mais jovens, que muitas vezes o mantêm em segredo. O objetivo nesse artigo foi o de aprofundar o conhecimento de aspectos psicológicos - como a visão de si, do mundo, as relações, angústias e emoções, e identificar sinais de depressão e ansiedade, em adolescentes com condutas de autolesão, manifestadas em ambiente escolar. Foi empregado o método clínico, o qual é indicado para conhecer e interpretar os sentidos dos fenômenos observados. Participaram do estudo três adolescentes, entre 13 e 15 anos, indicados por uma escola. Foram empregados: o Procedimento de Desenhos-Estórias, o Questionário de Depressão Infantil (CDI) e o Inventário Beck de Ansiedade (BAI), e entrevistas semidirigidas iniciais. Os resultados apontaram traços de insegurança e inadequação, bem como sentimentos de menos valia, demonstrando a necessidade dos adolescentes de serem cuidados e compreendidos. A conduta de autolesão foi evidenciada como busca de "alívio" da dor. Em síntese, os achados apontaram a necessidade de mais estudos e trabalhos interventivos e preventivos junto à família e às escolas.

Palavras-chave : adolescência; autolesão; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License