SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número97Autolesão em adolescentes, depressão e ansiedade: um estudo compreensivoBem estar subjetivo: um estudo comparativo entre crianças dotadas e talentosas e crianças não dotadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

AZEVEDO, Adriano Valério dos Santos  e  CREPALDI, Maria Aparecida. Enfrentamento e redes sociais significativas de familiares cuidadores de crianças com queimaduras. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.97, pp. 171-182. ISSN 1415-711X.

A pesquisa buscou identificar as estratégias de enfrentamento e as redes sociais significativas de familiares cuidadores de crianças em uma Unidade de Queimados. Participaram 16 cuidadores que responderam a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas e o mapa de redes. Realizou-se a análise da escala por meio de médias, e no mapa de redes, a frequência referente à estrutura, as funções da rede, e os atributos do vínculo. As estratégias de enfrentamento foram focalizadas na prática religiosa e suporte social. No mapa de redes, verificou-se maior concentração de pessoas nos quadrantes da equipe de saúde e dos familiares, cujas funções estão voltadas para guia cognitivo, apoio emocional e ajuda material por meio da reciprocidade e intensidade do vínculo. Os resultados indicaram que as redes sociais significativas auxiliaram os cuidadores no desenvolvimento de vínculos sociais com os profissionais de saúde e familiares, o que possivelmente apresentou repercussões no enfrentamento das situações.

Palavras-chave : Enfrentamento; Rede social; Cuidadores familiares; Queimaduras; Criança hospitalizada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License