SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número97Enfrentamento e redes sociais significativas de familiares cuidadores de crianças com queimadurasGravidez molar: do sonho ao luto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

FRANCA-FREITAS, Maria Luiza Pontes de; DEL PRETTE, Almir  e  DEL PRETTE, Zilda A. P.. Bem estar subjetivo: um estudo comparativo entre crianças dotadas e talentosas e crianças não dotadas. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.97, pp. 183-191. ISSN 1415-711X.

Existe uma carência de pesquisas investigando os aspectos socioemocionais de indivíduos dotados e talentosos, especificamente o bem-estar subjetivo. Diante disso, o objetivo desse estudo foi comparar o nível de bem-estar subjetivo de crianças dotadas e talentosas com o de crianças não dotadas. Participaram 394 crianças na faixa-etária de oito a doze anos. Dessa amostra geral, 269 crianças eram sinalizadas como dotadas e talentosas e 125 crianças eram identificadas como não dotadas. Os participantes responderam aos seguintes instrumentos: Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças (EMSVC); Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crianças. A partir de análises descritivas e inferenciais foi possível verificar que as crianças dotadas apresentaram maior nível de bem-estar subjetivo do que as crianças não dotadas. Pode-se afirmar que esta pesquisa contribui com informações para compreender melhor quais as características e reais necessidades socioemocionais das crianças dotadas e talentosas.

Palavras-chave : bem-estar subjetivo; dotação; talento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License