SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue97Subjective well-being: a comparative study between gifted children and not gifted childrenSocial representations about organ donation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

TENORIO, Paula Jaeger; AVELAR, Telma Costa de  and  BARROS, Érika Neves de. Gravidez molar: do sonho ao luto. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.97, pp. 193-206. ISSN 1415-711X.

A gravidez molar (GM) pertence ao grupo de Doenças Trofoblásticas Gestacionais (DTG). Apesar dos altos índices de cura, alguns casos podem evoluir para uma neoplasia. O diagnóstico de GM produz efeitos no corpo e no emocional da mulher ao descobrir a inexistência do feto, ou impossibilidade do curso da gestação, e ao se deparar com o potencial maligno da doença. O presente artigo objetivou conhecer como as mulheres com GM vivenciam a perda da gestação e o diagnóstico/prognóstico da doença. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 15 mulheres com GM acompanhadas em um ambulatório de DTG. As entrevistas foram interpretadas a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam a vivência de um processo de enlutamento e um luto não reconhecido pela sociedade e pela própria enlutada, com significativas repercussões emocionais às mulheres e seus familiares, potencializada pela perda gestacional, desconhecimento da doença, estigma do câncer e perdas secundárias advindas do tratamento. A espiritualidade, a família e o suporte entre as pacientes foram identificadas como estratégias de enfrentamento ao luto. O conhecimento dessa vivência pode possibilitar uma assistência integral à estas mulheres e familiares. A presença de Grupos de apoio em centros de referência em DTG consiste em uma estratégia de saúde e cuidado ao acolher aspectos emocionais, favorecer a elaboração do luto saudável e maior adesão ao tratamento.

Keywords : Doença Trofoblástica Gestacional; Gravidez Molar; Luto; Psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License