SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número97Embarazo molar: del sueño al dueloAlgunas ideas de Winnicott sobre el trauma y sus manifestaciones clínicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versión impresa ISSN 1415-711X

Resumen

SOUZA, Cindy Bahr Esposito de et al. Representações sociais sobre doação de órgãos. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2019, vol.39, n.97, pp. 207-216. ISSN 1415-711X.

Há mais de 50 anos foi realizado o primeiro transplante de órgãos no Brasil. O número de transplantes vem aumentando, porém ainda não é o suficiente para acabar com as filas de espera. Tendo isso em vista, esta pesquisa teve como objetivo identificar as representações sociais sobre doação de órgãos em uma capital brasileira. Para tanto, 100 usuário de uma Unidade Básica de Saúde responderam a um questionário composto por questões abertas, fechadas e de evocação livre. Os dados obtidos foram alvo de análise lexicográfica. A abordagem estrutural da teoria das representações sociais foi utilizada como aporte teórico e metodológico. Os resultados demonstraram que a doação de órgãos é compreendida como um ato de amor, que possibilita a vida e tem como função ajudar, além disso, foi possível perceber que a informação inadequada e o incentivo da família acabam influenciando na decisão de doar ou não órgãos de um familiar.

Palabras clave : Representações sociais; Doação de órgãos; Evocações livres; Abordagem Estrutural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License